Ensino Infantil

Acreditamos na possibilidade de uma pedagogia afirmativa e inventiva, aberta às conexões, aos afetos e aos potenciais das crianças que, com a capacidade de escutar eventos expressivos, encontram alegria no inesperado, desenvolvem teorias e compartilham-nas com os outros.

Os Princípios Educativos:

Protagonismo Infantil

As crianças são dotadas de potencialidades extraordinárias de aprendizado e de mudanças, de múltiplos recursos afetivos, relacionais, sensoriais, intelectuais, que se explicitam numa troca incessante com o contexto social e cultural. Cada criança é sujeito de direitos e prioritariamente leva consigo o direito de ser respeitada e valorizada na própria identidade, unicidade, diferença e nos próprios tempos de desenvolvimento e crescimento.

Individualização e autonomia

As crianças constroem suas individualidades vivendo serena e integralmente todas as dimensões do próprio eu, experimentando segurança na multiplicidade do próprio fazer e sentir em um ambiente social amplo, conhecendo-se e sendo reconhecidas como pessoas únicas. Desenvolvem a autonomia construindo confiança em si mesmas e nos outros; encontrando satisfação no fazer a sós e também no fazer junto; expressando sentimentos e emoções; participando das decisões emitindo opiniões, operando o pensamento de forma consciente e com responsabilidade.

Participação

A participação é o valor e a estratégia que qualifica a maneira de as crianças, educadores e pais fazerem parte do processo educativo; é a estratégia educativa construída e vivida no encontro e na relação dia após dia. Sentimentos e cultura de solidariedade, responsabilidade e inclusão são gerados por meio da participação.

Escuta e expressividade

Numa educação participada, um comportamento ativo de escuta entre adultos, crianças e ambientes é a premissa e o contexto de toda relação educativa. A escuta é um processo permanente que alimenta reflexão, acolhimento e abertura em direção a si e em direção ao outro; é a condição indispensável para o diálogo e a mudança.