Ensino Médio

O Ensino Médio, último estágio da escolaridade básica, orienta e prepara o aluno para uma nova fase de sua vida. Além do aprofundamento dos conteúdos e da aquisição de novos conhecimentos, o estudante é estimulado a explorar o mundo científico, social e cultural, como instrumentos necessários para o seu desenvolvimento.

Instruindo o jovem para o exercício pleno da cidadania e êxito em suas realizações, a proposta pedagógica desse nível contempla diversas atividades que enriquecem os conteúdos acadêmicos previstos nos programas oficiais, desenvolvidos em sala de aula ou laboratórios. Dentre estas, destacam-se: práticas desportivas, pesquisas, atividades de campo, viagens de estudo do meio, palestras, inseridas na programação pedagógica com o intuito de promover uma reflexão sobre a Ecologia Natural e a Ecologia Humana. Paralelamente aos conteúdos fundamentais desta etapa escolar, é desenvolvido um trabalho, cujo principal objetivo é preparar o estudante para outras fases que este viverá e, por isso, são propostas reflexões sobre temas que possam causar inseguranças no adolescente, entre eles, a vida profissional e a vida adulta.

Na 3ª série, o CLQ objetiva concluir um trabalho já iniciado, sobretudo na 1ª série do Ensino Médio, a fim de que o aluno se sinta preparado para realizar avaliações que o habilitarão a iniciar o curso de sua opção, primeira etapa da vida profissional. Para isso, o Colégio conclui o programa, retoma e aprofunda conteúdos, oferecendo ao jovem base sólida e segura para enfrentar, não só as provas de vestibular, mas também os desafios e as transformações do mundo. Como resultado dessas ações pedagógicas, os alunos têm obtido sucesso nos processos seletivos e ingressado nas melhores universidades brasileiras, caminho essencial para uma bem-sucedida carreira.