Fundamental I

Nos anos iniciais do Ensino Fundamental valorizamos as situações lúdicas de aprendizagem articulando-as com as experiências vivenciadas na Educação Infantil visando a uma progressiva sistematização e a novas formas de relação da criança com o mundo, em uma atitude ativa na construção de conhecimentos.

Em harmonia com nossa Proposta Pedagógica, as atividades favorecem e estimulam a participação dos alunos com liberdade, responsabilidade, respeito e cooperação. Estamos atentos em auxiliar as crianças a identificar e compreender suas atitudes, crenças e valores, trabalhando de modo positivo suas emoções, seus relacionamentos.

Continuando com o desenvolvimento da oralidade e dos processos de percepção, compreensão e representação de elementos sociais e naturais, promovemos a apropriação do sistema de escrita alfabética e de outros sistemas de representação, como os signos matemáticos, os registros artísticos, midiáticos, científicos e as formas de representação de tempo e espaço.

Explorando a curiosidade característica da criança, são habilidades importantes a serem desenvolvidas, a observação, a análise e a argumentação. Nossos alunos são expostos a situações que envolvem conceitos e fazeres científicos; são instigados a pensar criticamente e a fazer uso de novas tecnologias da informação e da comunicação, ampliando a compreensão de si mesmos, do mundo natural e social e das relações dos seres humanos entre si e com a natureza. Do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, a progressão de conteúdos ocorre pela consolidação das aprendizagens anteriores e pela ampliação de saberes e práticas.

Tais práticas consolidam-se em um desenho curricular integrador de projetos e de habilidades necessárias para o cidadão global, com os seguintes componentes: Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Arte, Educação Física, Filosofia, Tecnologia Educacional, Matemática, Ciências, História e Geografia. As atividades “mão-na-massa” do período integral complementam a grade curricular com metodologias ativas para o desenvolvimento da comunicação, colaboratividade, pensamento crítico, criatividade, educação financeira e cuidados com o corpo e saúde.