Fundamental II

Buscamos garantir um percurso contínuo, evitando rupturas no processo de aprendizagem entre os anos iniciais e os anos finais do Ensino Fundamental. Essa passagem é marcada por mudanças na nossa própria estrutura educacional (espaços, componentes curriculares) e também por mudanças biológicas nas crianças.

Na transição da infância para a adolescência, ampliam-se os vínculos sociais e afetivos entre os pares de mesma idade; ampliam-se, também, as possibilidades intelectuais e a capacidade de raciocínios mais abstratos. Os alunos tornam-se capazes de ver e avaliar os fatos pelo ponto de vista do outro, ação importante na construção de sua autonomia e na aquisição de valores ético-morais, objetivos da nossa Proposta Pedagógica.

Nos anos finais, os alunos deparam-se com desafios de maior complexidade, sobretudo devido à necessidade de se apropriarem das diferentes lógicas de organização dos conhecimentos, ao aprofundamento e à ampliação de repertório. Nossos estudantes devem ter uma atitude crítica em relação aos conteúdos e aos meios digitais, ao mesmo tempo em que são convidados a iniciar uma reflexão sobre seus projetos de vida.

A grade curricular incorpora as características da aprendizagem significativa, com espaços para atividades “mão-na-massa” nas quais alunos e professores promovem a ressignificação dos conteúdos em função do desenvolvimento da comunicação, colaboratividade, pensamento crítico e criatividade. São parte desta grade também os seguintes componentes: Educação Financeira, Língua Portuguesa (Leitura e Produção de Texto, Gramática e Redação), Língua Inglesa, Matemática (Álgebra e Geometria), Arte, Educação Física, Ciências, HIstória, Geografia e Filosofia.

Perpassando essa grade, os projetos transdisciplinares “Vida” agregam vivências de pesquisas e estudos do meio buscando oferecer aos alunos elementos para uma melhor compreensão dos problemas causados pelo desequilíbrio ecológico, cuja solução vem, cada vez mais, exigindo de todos nós radicais mudanças no papel que devemos desempenhar no ecossistema planetário.